A fusão e aquisição de empresas é uma estratégia que tem ganhado bastante força ultimamente. Conhecida como M&A, sigla em inglês para Merger and Acquisition, apesar de oferecer muitos benefícios para os negócios, ela também apresenta alguns desafios da TI.
A aquisição e fusão é uma ótima forma de empresas expandirem seus negócios, carta de clientes, conhecimento, entre outros. Até pouco tempo atrás, apenas empresas grandes iam atrás de empresas menores para se fundirem. Mas, hoje já é possível encontrar empresas de grande porte fazendo essa integração entre elas.
E, apesar de muito benéfico, esse processo pode ser muito complexo e desafiador. Principalmente no caso de empresas maiores. Isso porque, integrar os sistemas operacionais de TI das duas empresas pode ser muito mais difícil do que parece.
Neste conteúdo vamos abordar os principais desafios enfrentados pelos profissionais de TI durante esse processo. Também mostramos como o papel da TI é importante, como fazer esse processo ser mais tranquilo e mais. Então, continue com a leitura até o final!
Quais são os desafios da TI na M&A
Segundo a empresa alemã, SNP Group, especialista em gestão e migração de dados, existem três principais desafios da TI no processo de M&A. Nos tópicos abaixo falamos mais detalhadamente sobre cada um deles. Confira!
Grandes volumes de dados
Todas as empresas do mundo geram um alto número de dados por dia. E esses dados são muito importantes para as tomadas de decisão e elaboração de estratégias. Se uma empresa só já possui milhares de dados, imagina duas?!
Gerenciar a quantidade e a integração de dados de duas empresas diferentes em uma só pode ser um grande desafio. Além disso, esse alto número pode fazer com que os sistemas da empresa fiquem mais lentos e o custo com armazenamento aumente.
Tempo de operação inativa
Fazer a migração de todas as informações necessárias entre uma empresa e outra pode causar interrupção no processo operacional. O que, consequentemente, causa tumulto e, por vezes, prejuízo para as empresas.
(H3) Sistemas desalinhados (H3)
É comum empresas usarem sistemas, como um sistema ERP, diferentes. Quando isso acontece, os formatos e estruturas são incompatíveis. O que pode tornar a M&A ainda mais desafiadora.
Papel da TI na M&A
Agora que já falamos sobre os principais desafios da TI no momento da M&A de empresas, chegou o momento de saber como a TI pode ajudar nesse processo.
O papel da TI no gerenciamento de dados na fusão e aquisição de empresas é crucial para que tudo ocorra sem grandes problemas. Além de cuidar do gerenciamento de dados, a TI também é responsável pelo gerenciamento de ativos.
Esses ativos são físicos e virtuais. Ou seja, envolve desde os dados gerados até os dispositivos usados pelas empresas. Com isso, o objetivo é impedir investimentos inadequados e otimizar o uso de hardware e software já existente na empresa.
Dessa forma, espera-se que as operações sejam mais ágeis, o atendimento ao cliente melhore, além da resolução de problemas ser mais eficiente.
Como mencionado no tópico anterior, os sistemas desalinhados são um dos maiores desafios do processo de fusão e aquisição de empresas. É responsabilidade do gestor de TI definir quais ferramentas serão substituídas, mantidas e quais devem ser adquiridas para atender as necessidades atuais da empresa.
O papel do gestor de TI da empresa nesse processo é extremamente importante. Ele deve levar em consideração pontos importantes, como custos, finanças, qual posicionamento de mercado a empresa busca e estratégia.
Além disso, o gestor, e toda a equipe de TI, deve saber identificar e destacar todos os possíveis problemas e desafios que podem enfrentar durante a M&A.
Como mitigar os desafios de TI na M&A
Todo o processo de fusão e aquisição entre empresas deve ser acompanhado de um gestor e equipe de TI. Isso é imprescindível. Caso contrário, pode ter certeza de que enfrentará problemas complexos e mais desafios que o normal.
Outro passo importante para ter uma M&A tranquila é contar com um bom planejamento. Este, deve ser bem elaborado, detalhado e, mais uma vez, ter a supervisão do gestor de TI. Neste documento é preciso constar todas as informações relevantes e secundárias sobre todas as empresas envolvidas.
O recomendado é que as informações do documento sejam sobre contratos com fornecedores e parceiros, carteira de clientes, investimentos, sócios, previsão de receita, entre outras.
Solução de M&A da Arkentec
A Arkentec conta com uma solução completa para que o processo de M&A ocorra de forma tranquila e adequada. Dentre os serviços oferecidos pela solução estão integração de M&A dentro do Microsoft Active Directory, em ambientes Microsoft 365, em workplaces heterogêneos e na gestão de ambientes de T.I.Sendo Microsoft Partner, garantimos a fusão e aquisição de empresas que utilizam sistema operacionais e serviços da Microsoft com segurança e eficiência. Para saber mais sobre essa e outras soluções, chame nossos especialistas!