A importância do plano de implementação de IA nas empresas

Em 2023, uma pesquisa realizada em conjunto pela Universidade de Stanford e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) revelou que o uso de Inteligência Artificial Regenerativa aumenta em até 14% a produtividade dos  colaboradores.

 

No entanto, apesar de ser benéfica, é preciso saber como implementar IA de forma correta nos negócios. Caso contrário, o que era para ajudar as organizações, se torna um grande problema. Para isso, existe o plano de implementação.

 

É comum que algumas organizações se empolguem com os resultados positivos que o uso da IA oferece. Mas, se esquecem de estruturar corretamente a empresa para essa implementação.

 

Assim como qualquer outro novo processo, ou nova ferramenta, implementar IA também exige que a empresa faça uma preparação para recebê-la. Neste texto falamos sobre como fazer a implementação da forma correta, os riscos de não se preparar e mais.

 

Então, continue com a leitura até o final para não perder nenhuma informação valiosa!

 

O que é plano de implementação?

O plano de implementação funciona como um guia para que empresas possam trabalhar de forma a alcançar seus objetivos. Esse guia conta com um passo a passo descritivo e detalhado de todas as etapas e ações que a empresa precisa fazer para alcançar a meta.

 

A meta, por sua vez, não está relacionada exclusivamente à vendas, por exemplo. Mas sim a qualquer coisa que a empresa almeja. Sendo assim, se o objetivo, ou seja, a meta, da empresa é implementar IA, o plano de implementação será focado nisso.

 

O plano deve ser feito durante a fase de planejamento, antes de colocar a ação em prática. Neste caso, antes de começar a implementar a IA na empresa. Dessa forma, a implementação fica dividida em passos organizados, realizáveis e alcançáveis.

 

Desafios de implementar IA nas empresas 

Conhecer os principais desafios encontrados na hora de implementar IA nas empresas é fundamental para saber como se prevenir. Dessa forma, o plano de implementação também consegue ser mais assertivo e eficiente.

 

Por isso, separamos alguns dos pontos que merecem mais atenção durante esse processo. Sendo eles:

 

  • Empresas resistentes à mudança: apesar do número de negócios adeptos ao uso de IA estar crescendo consideravelmente, ainda existem empresas que possuem certos receios e preconceitos com o uso da tecnologia. É preciso reforçar nesses locais que a IA existe para ajudar a empresa e os colaboradores, otimizando processos;
  • Poucos dados ou de baixa qualidade: a IA se alimenta de dados que a própria empresa fornece. Assim, se os dados fornecidos forem escassos, desatualizados ou enviesados, a tecnologia entregará resultados não tão bons quanto o esperado;
  • Colaboradores não especializados: a tecnologia, principalmente as que usam inteligência artificial, precisa coexistir com os humanos. Por isso, para que ela funcione corretamente, a empresa necessita contar com colaboradores que tenham conhecimento sobre esses tipos de tecnologias. Para isso, a empresa pode promover treinamentos e palestras sobre o assunto.

 

Riscos de uma implementação errada

Sem dúvidas, a segurança dos dados é o ponto mais preocupante ao implementar IA na empresa sem ter desenvolvido e seguido o plano de implementação. 

 

Em 2023 a Kaspersky divulgou um relatório em que mostra que cerca de 43% das empresas sofreram ataques de ransomware em 2022. Diversas empresas precisaram desembolsar grandes quantias de dinheiro para recuperar seus dados.

 

Por isso, é crucial que as empresas invistam na preparação da infraestrutura dos dados. Principalmente na hora de implantar tecnologias com inteligência artificial. Essa infraestrutura é o que garante que apenas pessoas autorizadas, e que realmente precisem de determinada informação, tenham acesso aos dados da empresa.

 

O risco aos dados pode ser tanto interno, quanto externo. Quanto ao risco interno, ele pode acontecer de forma inconsciente, quando um colaborador não recebe treinamentos eficazes sobre o uso de IA. 

 

Quando isso acontece, o próprio colaborador alimenta a IA com dados confidenciais ou informações protegidas de clientes sem se dar conta de que está fazendo isso. Dessa forma, esses dados ficam vulneráveis e mais fáceis de cair nas mãos de pessoas erradas.

 

Já os riscos externos são causados pela facilidade que a IA oferece aos cibercriminosos de criarem novas e sofisticadas formas de engenharia social e ataques de phishing. Dessa forma, ao criar áudios falsos usando a voz dos líderes das empresas, os cibercriminosos conseguem enganar maior número de pessoas e conseguem todos os dados que querem.

 

Passos para o plano de implementação de IA 

Para que o plano de implementação de IA seja efetivo, é preciso seguir certos passos. Alguns deles já mencionamos neste conteúdo, como por exemplo, investir boa infraestrutura de dados. Essa, com certeza, é um dos pontos mais importantes.

 

Toda empresa segue uma linha hierárquica, assim, os dados não ficam disponíveis para todos os colaboradores e todos os setores. Isso ocorre como forma de prevenção e segurança, para que informações cruciais e confidenciais não caiam nas mãos de pessoas má intencionadas.

 

No entanto, ao implementar IA na empresa, se o processo não for feito da forma correta, esse sistema de hierarquia pode não funcionar. E, com isso, a tecnologia tem acesso a todas as informações, colocando-as em risco.

 

Por isso, estruturar bem o negócio é de extrema importância. Assim como também é fundamental capacitar os colaboradores para que haja desenvolvimento de competências em IA. Dessa forma, eles estarão aptos a usarem as tecnologias de forma eficaz e segura.

 

Outro passo importante é fazer a análise dos processos atuais da empresa. Assim, é possível entender todos os desafios que a empresa tem e pensar nas melhores soluções. Soluções essas que podem ser encontradas nas ferramentas e tecnologias de IA.

 

Ao saber quais operações podem se beneficiar da IA e quais tecnologias podem atender às necessidades identificadas, após estas serem implementadas, a empresa deve monitorar os resultados de desempenho e impacto que essa implementação teve no negócio.

 

Só assim será possível saber se a tecnologia está dando o retorno esperado. Além de conseguir acompanhar os pontos que precisam de melhoria. E, claro, conseguir enxergar como anda a segurança da empresa.

 

Conte com a Arkentec 

Precisa de ajuda com plano de implementação da IA da Microsoft, o Copilot, para o Microsoft 365? A Arkentec é Microsoft Partner e conta com expertise única no mercado de Gestão e Tecnologia para isso.

 

Conta também com a consultoria, que auxilia os clientes em atividades de implantação, atualização, transformação e modernização de ambientes de TI. Entre em contato e tenha a ajuda de profissionais qualificados!  

Posts Relacionados: