Para o bom funcionamento de um negócio, é essencial contar com dados claros, precisos e organizados de forma que todas as partes interessadas de uma empresa consigam entender as informações. Para isso, existe o relatório de acompanhamento gerencial.
É com base nesses dados que um gestor consegue tomar decisões mais assertivas e eficientes para um negócio. Sendo assim, podemos considerar os relatórios ótimos aliados para a gestão de uma empresa.
Quando uma empresa contrata os serviços de um outro negócio, ter acesso a algum tipo de relatório é crucial para saber se a contratação está ocorrendo como o esperado, trazendo bons resultados, entre outros pontos relevantes.
A Arkentec acredita no poder que um bom relatório oferece para as empresas e seus gestores, e por isso proporciona relatórios mensais para seus clientes. Neste conteúdo, além de entender melhor sobre esse documento, você também confere exemplos dos relatórios gerados por nós. Então, continue lendo até o final para não perder nada!
O que é relatório de acompanhamento
Relatório de acompanhamento é um documento que contém informações, indicadores e mais tipos de dados relevantes sobre os processos gerenciais e operacionais de uma empresa.
Esse documento deve ser útil para que os gestores possam mensurar e acompanhar o desempenho de um determinado setor, dos colaboradores ou até mesmo de serviços contratados por fora.
Os relatórios, além de possibilitarem uma visão analítica geral da empresa, também são ótimas ferramentas para a comparação de períodos. Assim, é possível ver com mais clareza o andamento dos processos e se as estratégias aplicadas estão gerando os resultados esperados.
Por que é importante?
Já citamos diversos pontos neste conteúdo que mostram como o relatório de acompanhamento é importante. É com ele que é possível saber como está a saúde da empresa, através dos resultados descritos nos relatórios.
Vale lembrar também que um bom relatório deve ser bem completo em questão de informações. No entanto, ele não pode ser complexo. Afinal, o maior objetivo de um relatório é passar as informações de forma clara, que todos os envolvidos possam entender.
Relatório de acompanhamento gerencial da Arkentec
Na Arkentec apresentamos para nossos clientes relatório de acompanhamento gerencial mensal. Assim, promovemos uma comunicação transparente com cada cliente, possibilitando o maior entendimento de cada serviço que prestamos e cada solução usada.
Abaixo, você pode conferir algumas imagens de como nosso relatório funciona. Claro que aqui você encontra só uma prévia do que é mostrado para o cliente. Também é importante falar que nossos relatórios são acompanhados da explicação de nossa equipe, garantindo assim que todos entendam os dados presentes no relatório.
No relatório usado como exemplo neste conteúdo, começamos mostrando o número de atendimentos feitos naquele mês, fazendo uma comparação com os meses anteriores. Desse modo, podemos ver a evolução que ocorreu nesse quesito.
Também mostramos no relatório o número de usuário que esse cliente possui e em que ambiente eles estão. Assim, é possível analisar o crescimento de ambiente e identificar se existe a necessidade de compra de licença ou readequação de servidor, por exemplo.
Ainda falando sobre usuários e setor, também mostramos dados de usuários que utilizam VPN e também os dados de usuários por cada setor.
Também mostramos como estão os números e GAPs de licenciamento. Assim, a cada mês o cliente já fica sabendo se é preciso aumentar investimento em algum licenciamento, ou se pode eliminar algum licenciamento que não está sendo utilizado.
Seguindo essa mesma linha, também mostramos dados sobre o uso de ferramentas. Essa informação é ótima para as tomadas de decisão, visto que assim é possível pensar se compensa usar tal ferramenta, se precisa aumentar ou diminuir o investimento naquela ferramenta.
Nossos relatórios também trazem alerta para problemas de espaço em caixas postais ou em algum licenciamento que está prestes a ser revogado. No primeiro caso, essa informação é essencial, já que a equipe de TI precisará agir de forma rápida para resolver o problema. E, no segundo caso, isso possibilita uma diminuição de custo para a empresa.
Trazemos dados completos da evolução de projetos, assim, o cliente consegue ter insights para investimentos e priorização de migração de sistemas operacionais.
Caminhamos para as etapas finais dos nossos relatórios mostrando todos os projetos que estão em andamento com aquele cliente, passando uma visão consolidada para que seja possível ver como o projeto e as soluções estão se desenvolvendo.
Nesta parte, são mostrados os próximos passos que devem ser seguidos para continuar com a boa evolução. Se o projeto apresentou algum impedimento em algum momento, ele também entra no relatório nesta etapa.
E, finalizamos mostrando os principais ganhos do mês e todos os pontos de melhoria que foram feitos.
Esta é uma pequena amostra de como os nossos relatórios funcionam. Deixamos alguns slides de fora para não comprometer as informações do nosso cliente.
Mas, se você quer que a Arkentec ajude seu projeto, com toda a expertise de mais de 20 anos de mercado, entre em contato com nossos especialistas. Assim, se tornando nosso cliente, você terá um relatório completo desse jeito a cada mês!