O setor de Tecnologia da Informação deixa de ser apenas operacional e prestar suporte para outros departamentos
Ao mesmo tempo que a tecnologia se torna uma constante cada vez mais essencial na nossa sociedade, as profissões ligadas a ela, de maneira geral, precisam se adaptar e também evoluir.
Se você trabalha ou já trabalhou em uma empresa que conta com um departamento de TI, ainda que ele seja formado por uma equipe pequena, sabe que durante muito tempo esses profissionais tinham como função principal manter todos os processos de informática da corporação em bom funcionamento.
Hoje, por outro lado, percebe-se uma mudança cada vez mais importante que leva o profissional de TI a sair do operacional e assumir um papel colaborativo de suma importância em todas as empresas: o estratégico.
Toda essa alteração no modo como o departamento de TI se comporta mostra que não basta ter pessoas dedicadas em funções operacionais de suporte. É preciso ter um setor bem planejado, com colaboradores capazes de fazer parte da definição de estratégias para tomada de decisão e posterior acompanhamento dos resultados.
Mas para que os profissionais de TI possam alcançar esse patamar dentro do ambiente corporativo, é necessário que estejam alinhados com o planejamento estratégico da própria empresa. Isso irá garantir que o processo de busca de problemas, identificação de oportunidades e sugestão de mudanças seja muito mais efetivo.
Continue conosco para saber mais sobre as vantagens da TI Estratégica em relação a Operacional e como, na prática, isso pode alavancar os resultados na sua instituição.
O que é TI Operacional?
A TI Operacional é, provavelmente, aquela que você está mais acostumado a ver na maioria das empresas. Ela é responsável por cuidar de toda a infraestrutura tecnológica, prezando pelo bom funcionamento dos computadores, servidores, estruturas de rede, sistemas de e-mail e serviços de backup.
A parte operacional da TI é extremamente importante e, por isso, consideramos como uma função essencial. Porém, como trata-se de uma tarefa mais básica, muitas empresas acabam terceirizando esse tipo de serviço para melhorar o desempenho da equipe interna, diminuir custos e, consequentemente, melhorar os resultados.
O que é TI Estratégica?
A TI Estratégica, diferente da Operacional, está ligada a funções que fogem da rotina padrão desse departamento, que normalmente está relacionada a suporte e manutenção. Ela dá mais responsabilidade ao setor, fazendo com que os profissionais apontem e executem melhorias nos processos e, portanto, nos resultados da empresa.
Aqui, o foco principal não é atender os chamados dos outros departamentos, mas conseguir analisar situações de forma estratégica e criar ferramentas para melhorar o dia a dia de trabalho. Mas essa atuação da equipe de TI não precisa acontecer de forma autônoma: eles podem trabalhar em colaboração com outras áreas na criação de soluções de problemas e sugestão de melhorias, como comercial, marketing e finanças.
Aqui, chegamos em um ponto em que você pode pensar que à medida que a tecnologia se torna essencial para o funcionamento de uma empresa, a TI Estratégica se torna fundamental. Por isso, desenvolvê-la colabora no aumento de ganhos na produtividade, nos lucros e também na otimização de processos.
É claro que o fato de a tecnologia ter se tornado essencial na sua empresa só mostra o quanto ela já faz parte do mercado que, por conta dela, é mais competitivo e passa por rápidas mudanças. Nesse sentido, a TI Estratégica pode utilizar tecnologias como o Big Data e o Data Driven para analisar, filtrar e gerar informações relevantes em tempo hábil, que podem ser utilizadas para que a instituição tome decisões de maneira rápida e precisa.
Esse tipo de ferramenta une todas as informações que uma empresa precisa ter para conseguir captar e fidelizar seus clientes, melhorar processos e criar produtos inovadores, elevando seu nível de sucesso.
Como a TI Estratégica pode valorizar o seu negócio
- Gestão eficiente
A equipe de TI pode monitorar de perto outros departamentos e desenvolver uma visão sistêmica sobre o que está acontecendo, quais recursos são necessários e quais podem ser descartados, direcionando conforme a necessidade e fazendo com que todos produzam mais rápido e com qualidade.
- Redução de custos
A redução de custos aparece aqui em duas perspectivas diferentes. Se o setor de TI, com manutenção e suporte, era visto como um custo, com a versão estratégica ele passa a ser um investimento, já que gera vantagem competitiva para a empresa com melhorias de procedimentos que trazem ganho e crescimento para a organização.
Além disso, a Tecnologia da Informação Estratégica analisa cada gasto. Em vez de comprar um equipamento padrão para todos os departamentos, por exemplo, ele pode analisar de perto qual é o hardware necessário em cada um deles e, só então, efetuar a compra. Isso garante a necessidade da despesa e que a performance entregue será a desejada, investindo consideravelmente menos.
- Menos riscos e mais segurança
Manter a segurança é uma das principais responsabilidades da TI Estratégica. Informações devem ser analisadas e padrões criados para diminuir os custos e os riscos.
Existe toda uma movimentação para homologar os softwares utilizados, fazer uma boa gestão das permissões de acesso e, inclusive, treinar equipes. Tudo isso garante um ambiente seguro para a troca de dados dentro da sua empresa.
- Aumento da produtividade
Com uma visão estratégica e analítica, a equipe de TI pode apresentar novas tecnologias que colaborem com os trabalhos desenvolvidos por cada equipe no dia a dia, focando sempre no resultado e aumento da produtividade.
- Inovação como parte da empresa
Uma empresa que tem TI Estratégica mostra diariamente e na prática para todos os seus colaboradores como a inovação e a melhoria contínua são importantes para facilitar processos e gerar resultados. Isso cresce os olhos da equipe que, alinhada com seu verdadeiro propósito, produz mais e é comprometida.
Além disso, quando há uma cultura de inovação, é possível cultivar nos clientes uma expectativa para os próximos lançamentos de produtos ou serviços. Com essa ansiedade, eles podem ser vendidos por preços mais altos e o consumidor continua vendo o valor agregado.
Para que uma empresa se mantenha forte e competitiva no mercado, é preciso estar atento às novas tecnologias e implementá-las sempre que for pertinente. A TI Estratégica se torna fundamental, mas sem abandonar o operacional que faz as funções básicas do dia a dia.
Uma Tecnologia da Informação Estratégica bem implementada pode garantir redução de custos, melhoria na comunicação e no nível de serviço, além de atrair novos clientes e aumentar sua rentabilidade. Se você gostou de saber mais sobre as vantagens da TI Estratégica e está convencido de que precisa dela para transformar sua empresa, entre em contato com a ArkenTec para implementar essa nova gestão.